segunda-feira, 7 de agosto de 2017

O MIMIMI da FASP com as Ligas Independentes

O que parece ser, a princípio, uma boa ideia para resgatar o automobilismo de raiz, que foi fundamental para a formação das lendas do volante que nós tivemos, parece estar mexendo com os brios da maior federação de automobilismo do Brasil, a FASP.

Isso porque A SP Turis, administradora so Autódromo de Interlagos, autorizou o uso do espaço para um campeonato que está sendo organizado por uma das ligas independentes, a Liga Desportiva de Automobilismo.

Por décadas, o automobilismo paulista tem se restringido a Interlagos ou às provas de velocidade na Terra, e o asfalto interlacustre tem sido cada vez menos e menos acessível, dadas as demandas da FASP, cada vez mais exigentes. As ligas independentes surgiram justamente para driblar esse imbróglio. E, com dois autódromos curtos - ECPA, em Piracicaba, e Speed Park, em Franca - o automobilismo paulista de raiz não precisaria ser mais dependente de Interlagos. Mas era Interlagos que as ligas queriam, e foi Interlagos que a SP Turis, administradora de Interlagos, cedeu na forma de um Termo de Ajuste de Conduta.

Quem não gostou nada disso foi a FASP, que rapidamente soltou um comunicado-prensa, ameaçando os pilotos filiados que ousassem participar desse "evento pirata"(sic).
Segundo a própria FASP, a única Liga Independente que ela reconhece é a Liga Paulista de Automobilismo, responsável pelas provas de kart da Granja Viana, e algumas provas (Em especial de arrancada) no circuito da ECPA em Piracicaba.
Claro, ECPA não é Interlagos...
E a LDA não deixou por menos, rebatendo os argumentos da FASP em um comunicado próprio.
Só meus dois centavos: Já houveram, pelo menos duas outras tentativas de se criar ligas independentes de automobilismo. Uma delas foi a LIA de ninguém menos que Nelson Piquet. Tinha ESPRON, tinha Fórmula Petrobras e, lógico, tinha juras de morte da CBA. A LIA se foi, e o Piquet foi rastrear caminhão via satélite, e ganhou rios de grana com isso. Outra delas foi a LIVRE Brasil, também querendo preencher lacunas que a CBA não queria ver preenchidas, mas aí o caso deve ter sido falta de confiança dos pilotos e equipes. O site ainda está lá, mas a única prova agendada é a 1ª Etapa da Copa Oeste de Veloterra de 2015 - Repetida quatro vezes. Mas, em ambos os casos, foi uma tentativa de questionar o poder da CBA. Agora, estão fazendo mais na maciota, tentando ganhar a simpatia da CBA para corridas a nível regional para - Quem sabe um dia? - Darem o bote fatal.
O curioso é que as duas empresas ainda constam como ativas. Foi mal, Piquet, mas não achei o logotipo da LIA, então eu improvisei um. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário