terça-feira, 6 de outubro de 2009

Lá fora: Fórmula Vee (Vê)


Fórmula 1200 no Canadá

A Fórmula Vê foi uma categoria que poderia ter lançado muitos pilotos brasileiros ao sucesso (Não apenas na Europa, mas por aqui também), se o pessoal tivesse feito um esforcinho e continuado com a categoria, mesmo que a nível regional.


Formula Vee na Irlanda


Fórmula Vee na Inglaterra


Nos EUA, União Européia, Austrália, Nova Zelândia e até na África do Sul, a Fórmula Vee (Vê por aqui) foi um sucesso e corre até hoje, seja com chassis históricos, seja com chassis modernos que, apesar de alguns serem feitos com fibra de carbono, continuam com sua principal característica: Suspensão VW na frente e atrás, motor e câmbio VW, freios a tambor na traseira (Quando não também na dianteira), e nada de aerofólios. No Canadá leva o nome de Formula 1200, e na Nova Zelândia, é chamada Formula First.


Formula Vee na Austrália.


Fórmula First na Nova Zelândia


Qualquer serralheiro pode fazer um chassi de Fórmula Vê, e inverter as marchas de um câmbio de Fusca não é tão difícil (Só requer trocar uma peça no diferencial).


Formula Vee nos EUA.

Algumas características variam entre as Fórmulas Vee, dependendo do país. Na África do Sul, por exemplo, o motor é 1.4, refrigerado a água, e os freios traseiros são a disco.


Formula Vee na África do Sul.


Aqui dá pra ver a diferença entre o carro sul-africano e os demais.

A iniciativa cearense dos Fórmula V 1.8 também é louvável, os carros estão quase ao nível dos Fórmula 1.6 Gaúchos ou dos Fórmula SP, e de forma mais simples.


Um Fórmula V 1.8 cearense com desenho novo. Uma categoria base, com motores mais fracos e sem aerofólios, ressucitaria a antiga Fórmula Vê no Brasil.


Um construtor dedicado está fazendo uma réplica de um Fitti-Vê, como se pode ver neste site. Uma pena que não haja categoria para essa máquina correr, com certeza vai rodar apenas em track days, ou ficar em exposição, assim que ficar pronta.

Engraçado que houveram muitos Fórmulas Vê no Brasil e só tenha restado o Fitti-Vê exposto no Museu do Automobilismo Brasileiro. Cadê, por exemplo, os Aranae? E os outros fórmulas Vê feitos aqui?

Mais informação sobre os Formula Vee, em inglês:
Formula Vee nos EUA, aqui.
Formula Vee na Inglaterra, aqui.
Formula Vee na Irlanda, aqui.
Formula Vee australiana, aqui.
Formula First neozelandesa, aqui.
Formula 1200 canadense, aqui.
Formula Vee sul-africana, aqui.
Formula Vee histórica (Austrália), aqui.

E um site sobre os Fórmula Vê brasileiros, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário