sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Crossover Racing - Side-Car versus Formula Jedi

Hoje vamos iniciar mais uma série pra encher a linguiça (Agora sem trema) do blog. A série se chama "Crossover Racing", e seu objeticvo é puramente simples: Comparar lado a lado duas categorias que possuam alguma coisa em comum, como a motorização, por exemplo

Acho que seria um prato cheio para as revistas de competição em recesso de "campeonatos mundiais" e por aí vai. Esperando o Natal e o Ano novo, por que não um comparativo entre duas categorias que, em comum, só tem o motor!

De um lado, um side-car de competição, categoria muito apreciada na Europa e Oceania, chassis de alumínio, três rodas (Sendo uma apenas pra apoio), com um famoso motor de motocicleta de 1000cc.



Do outro lado do grid, um Fórmula Jedi, categoria de "club racing" também muito apreciada pelos europeus (Principalmente em provas de subida de montanha), chassis de cromo-molibdênio, quatro rodas, aerofólios dianteiro e traseiro, e o mesmo motor do side-car. Hipoteticamente, ambos os motores contam com a mesma preparação.



Como as duas categorias são muito populares na Europa, o circuito, lógico, deveria ser europeu. Teríamos três opções: O curto Lydden Park (GBR), o médio Magny-Cours (FRA) e o ULTRALONGO circuito completo de Nürburgring Nordschleife (ALE).

O side-car de competição é mais leve pelo chassi de alumínio e pela roda a menos, mas há um inconveniente que não há no Jedi: Tem que levar passageiro.



O que ajuda mais? O centro de gravidade móvel que é o passageiro do side-car, ou os ajustes aerodinâmicos possíveis em um Formula Jedi?



Postei a mesma "Dúvida Cruel" no Fórum Downforce. Quem for de lá, pode votar e dar seu comentário (Mas seria legal se desse seu comentário aqui também...)

Site sobre o Side-Car: Aqui (Em inglês)
Site sobre a Formula Jedi: Aqui (Em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário